- Bolsa IT CNPq (PIBITI):
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é um programa que visa estimular estudantes de graduação da UERJ ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.
Solicitamos atenção ao item 4.3.1 da Ordem de Serviço 001/PR2/2020 que dispõe sobre o PIBITI.
As bolsas são concedidas a partir do processo SELIC – Seleção de Bolsas de Iniciação Científica -, de acordo com as regras estabelecidas nos Editais, divulgados pelo DCARH por e-mail e no site.
Para a cota de 2022/2024 – já distribuída –, a UERJ dispõe de 36 bolsas IT CNPq.
No ano de 2023, através do AEDA 108 /REITORIA/2023, foi implementado o PIBITI - fomento UERJ, com a previsão de 30 bolsas PIBITI, representando um ganho institucional importante, em cumprimento à exigência do CNPq sobre a necessidade de contrapartida de programas para a avaliação dos pleitos institucionais e concessão de bolsas. Essas bolsas começarão a ser distribuídas a partir do Edital de 2024/2026.
Sobre a indicação dos alunos para bolsas:
A seleção dos alunos bolsistas é de inteira responsabilidade do orientador. Recomenda-se apenas que o aluno tenha perfil e desempenho acadêmico compatível com as atividades previstas.
Não se recomenda a indicação de bolsista com reprovação em disciplina afim com as atividades do projeto. Mas não há qualquer impedimento para alunos do primeiro período atuarem nos projetos como bolsistas.
Essas bolsas são destinadas, exclusivamente, a alunos da Graduação com matrícula ativa. Caso o aluno cole grau enquanto estiver na bolsa, o orientador deve substituí-lo imediatamente.
Para indicação dos alunos nas bolsas IT CNPq, é exigido pela Agência que o Lattes do aluno esteja atualizado. Se não estiver atualizado, a equipe do Probic não conseguirá formalizar a indicação na plataforma do CNPq.
Procedimentos para indicação / substituição / cancelamento de bolsistas e voluntários
ATENÇÃO:
Sobre acumulação:
1) Os bolsistas, tanto UERJ quanto CNPq, não podem acumular suas bolsas com outras remunerações (por exemplo: outro tipo de bolsa remunerada, estágio remunerado, vínculo empregatício etc).
2) A acumulação da bolsa com outro vínculo só é permitida em dois casos:
- o bolsista pode assumir estágio não-obrigatório, desde que não seja remunerado e haja declaração conjunta da instituição de ensino, do supervisor do estágio e do orientador da pesquisa, de que a realização do estágio não afetará sua dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa. O bolsista deverá manter essa declaração em seu poder (Decreto nº4728 de 2003).
- o bolsista pode atuar como voluntário em outro projeto de pesquisa, desde que ambos os orientadores concordem.
Mais detalhes, acesse a Ordem de Serviço 001/PR2/2020 que dispõe sobre a regulamentação dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Iniciação Científica Júnior (ICJr).
Procedimentos para indicação ou substituição (com nova indicação) do aluno na bolsa PIBITI CNPq:
Obs1: O aluno a ser indicado pelo professor orientador para qualquer bolsa deverá estar previamente cadastrado na Intranet www.intranet.sr2.uerj.br.
Passo a passo para indicação ou substituição:
1 - O professor deve acessar a sua área na Intranet. No menu, deve clicar em SR2 > Vínculos SR2 > indicar-substituir-cancelar.
2 - Ao clicar, aparecerá o nome do projeto e, ao lado, o botão “detalhamento”. Clique nesse botão.
3 - Para indicar ou substituir:
3.1 - No caso da primeira indicação do aluno na bolsa, no quadro “Tipo de vínculo”, aparecerá a modalidade da bolsa – PIBITI – e, ao lado, o botão “indicar”. Clique nesse botão.
3.2 - Para substituição de um aluno que já está na bolsa, ao lado do nome do aluno que será substituído, clique no botão “substituir”.
4 - Em ambos os casos, aparecerá uma “caixa” para informar o CPF do aluno a ser indicado (previamente cadastrado).
5 - O professor deverá informar o CPF do aluno e preencher a ficha de indicação ou substituição.
Obs: No caso de alunos indicadosparabolsas PIBITI, o Lattes precisa estar atualizado. Caso o aluno não esteja com o Lattes atualizado, a equipe Probic não conseguirá indicá-lo na plataforma CNPq. E devem ter conta corrente individual do Banco do Brasil. A Coordenação do Probic pode fornecer uma carta para abertura da conta. Para solicitar, o professor deve encaminhar a solicitação para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , informando o nome completo do aluno, CPF e matrícula. Mas, para indicação nas bolsas CNPq, não é necessário informar os dados bancários na ficha gerada na Intranet. Esses dados serão informados, posteriormente, pelo próprio aluno na plataforma CNPq.
6 - As fichas de indicação ou substituição deverão ser encaminhadas - em pdf – para a equipe Probic, via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , até o 5º. dia útil de cada mês, colocando o aluno em cópia. Em função da pandemia, suspendemos a exigência das assinaturas no referido documento.
7 - Porém, o bolsista, já incluído na troca de e-mail, deve responder, através do e-mail dele, atestando ciência de sua indicação com a seguinte declaração:
Declaro, para os devidos fins, que tenho conhecimento das normas estabelecidas na Ordem de Serviço 001/PR2/2020 - que se encontra no site do DCARH www.pibic.uerj.br - para a implementação (e desenvolvimento) do estágio voluntário ou bolsa no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica da UERJ.
8 - Caso não haja impedimentos para indicação do aluno junto ao CNPq, a equipe Probic irá contactar o professor e o aluno para avisar que a indicação foi realizada com sucesso. O aluno poderá, então, informar os dados bancários na plataforma CNPq. O contrato é gerado pelo próprio CNPq, num intervalo de 01 (um) mês, após a indicação. E o aluno tem acesso ao contrato na própria plataforma, utilizando seu login e senha do Lattes.
Procedimentos para cancelamento do aluno na bolsa PIBITI CNPq:
1 - O professor deve acessar a sua área na Intranet. No menu, deve clicar em SR2 > Vínculos SR2 > indicar-substituir-cancelar.
2 - Ao clicar, aparecerá o nome do projeto e, ao lado, o botão “detalhamento”. Clique nesse botão.
3 - Para cancelar um aluno bolsista e/ou voluntário, ao lado do nome do aluno, clique no botão “cancelar”.
4 - Preencha a ficha de cancelamento e envie para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , com o aluno em cópia.
ATENÇÃO:
AS BOLSAS NÃO PODEM FICAR OCIOSAS. ASSIM, SE UM ALUNO FOR DESLIGADO DA BOLSA, O PROFESSOR DEVE SUBSTITUÍ-LO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.